quarta-feira, 2 de março de 2016

Sobre mobilidades

Sobre mobilidadesou, palavras que me tiram da cama

Foto Zeca Ricetti


Quero amaciar a minha alma...
A carne se torna macia – e a pele também, se a alma fica porosa e maleável.
Porosa e maleável...
Seriam essas as características de uma coisa macia?
O que é alma? Que desígnio é esse?
Mais do que tendões e músculos, sou desejo.
Embora a ciência de cada localização/função de meus feixes longos e duros, amaciados pelo tempo e o trabalho.
O tempo e a persistência amaciaram a carne.
Nem tanto pela persistência, mas, pelo processo de mobilidade que transcendeu e tirou do limbo...
A alma (quer chamar de outra coisa?).
Seguirei a nomear alma,
Isso que me move à expressão

E a expressão é um desejo de mundo.
é forma, com seus componentes transitando, em valor e velocidade cambiáveis.
Hoje acordei pensando que não queria apenas uma alma macia, quiçá uma carne.
Quero uma pele e um espaço circundante macio - que acolha a pele.
Que esse espaço e essa alma/carne se desdobrem em vontade e generosidade, um com o outro.
E assim, possa acolher o meu desejo de ser/estar/manifestar: dançar.

Esse manifestar se dilui, em partículas coloridas e se espalha no ar...
Até migrar para os olhos do outro...
E, do olho, vai à alma/carne do outro.
Migra em velocidade fugaz
Corre e percorre as artérias;
Pulsa.
E então, as partículas traem
Aglomeram-se com outras – daí o milagre, a troca
O sentido.
Da alma que se tornou macia,
Avolumou-se e fez alvoroço o espaço.
Alma lúdica.

Sinto um flanar
Como se o peso se amainasse
E a gravidade fosse generosa
E os pésoutrora de chumbomesmo em suas grandes dimensões, ficam leves, pois que a terra merece leveza.
Peso é um fator relativo,
Assim como aquilo que nos fere ou agrada.

Que tempo é esse que me agrada?
De ser e amaciaresse é o tempo.
De generosidade e vontade.
Que vontade é essa, que não cessa?
De ser e amaciar – essa é a vontade.
E para a generosidade?
Repita o refrão.

Luciana Paludo,

Poema composto em 21/02/2008, de manhãzinha...
*Revisado em 02/03/2016, na intenção de iniciar o compartilhar da criação poética escrita que tenho guardada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário