quarta-feira, 20 de abril de 2016

Danças, entre março e abril de 2016

O ano de 2016 iniciou e a imaginação veio à baila 
Em alguns momentos desse início, contei com um período de férias; e foi com a dádiva do tempo à disposição que a imaginação encontrou um espaço para existir novamente.

No mês de janeiro foi a vez de esboçar projetos... Inicialmente, o "Luciana Paludo convida...", tendo Ana Paula Reis e Eduardo Severino como primeiros parceiros; em fevereiro, parti para a execução. Em 20 de março, aconteceu a estreia com Airton Rodrigues como convidado, na 12ª edição da Mostra Movimento e Palavra, na Sala 209. 

Ainda em fevereiro, tive a ideia e escrevi dois projetos, um de extensão, outro de pesquisa - e os cadastrei no sistema de extensão e de pesquisa da UFRGS. O projeto de extensão é o "Mimese cia de dança-coisa", o qual já está acontecendo, toda a segunda-feira, das 14h às 18h, na Sala 209 da Usina do Gasômetro. Cerca de 25 pessoas fazem parte desta nova configuração do Mimese; a proposta é que, no decorrer de dois meses [uma espécie de processo de seleção] fiquem 15 pessoas. Mas, essa é apenas a proposta, pois estou muito feliz com a disponibilidade e o interesse de todos, para o trabalho que estou propondo. O outro projeto [de pesquisa] chama "Pesquisa de linguagem autoral em Dança", e é para durar 5 anos; o "Luciana Paludo convida..." é a ação de pesquisa prevista para o ano de 2016.

Em meio às escritas, uma ação do projeto "Dos sensíveis", em colaboração com o fotógrafo Marcelo Cabrera; o ensaio foi feito na Casa Frasca:




Em fevereiro também recebi o convite de Andrea Spolaor, para uma apresentação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher; teríamos que formar o espetáculo, em colaboração com, além de nós duas, Daggi Dornelles e Elke Siedler. Foi um momento emocionante, de trocas, de muita dança e acolhimento umas às outras. O espetáculo foi nominado D.E.L.A. [iniciais de Daggi, Elke, Luciana, Andrea]; aconteceu no Teatro Bruno Kiefer, no dia 12 de março. Abaixo, uma foto do Frank Jeske.



Em final de fevereiro também iniciei o ano letivo na UFRGS; escrevo hoje, 20 de abril, com uma sensação de gratificação, pois percebo que este movimento todo [da imaginação] tem reverberado nas palavras, nos gestos, nas ações e nas proposições que tenho realizado / mediado em aulas. Então, retomo algo que faz muito tempo que penso [e que está nas argumentações de meus projetos de pesquisa e de extensão]: o quanto que as práticas artísticas e docentes se retroalimentam. Para mim, não há separação; há, como costumo dizer "modulações de energias"; é como quando eu danço clássico e, logo em seguida vou fazer aula de dança contemporânea ou improvisação. Há modulações de forças que se readequam, mas, a dança está ali, num continuum, assim como o processo de existir.

Em março, como além de estrear o projeto, no dia 20 e de dançar com as meninas, também já iniciei o trabalho para a segunda edição do Luciana Paludo convida... Desta vez, com Douglas Jung; estamos trabalhando e estrearemos dia 30 de abril.

Em 27 de março dancei "Passagens", na Maratona de Dança, promovida pelo Centro Municipal de Dança, no Auditório Araújo Vianna. Foi um momento ímpar, de retomada de energia. Foi incrível trocar tanta energia com tantas pessoas. E então que aconteceu a mágica do silêncio... Eu fico emocionada quando alguma dança minha provoca silêncio.



Fotos Claudio Etges

Nenhum comentário:

Postar um comentário