domingo, 5 de novembro de 2023

Degustação de movimentos com o Mímese (2023)

 

Degustação de movimentos com o Mímese

Local: Sala Pitangueira – Centro Cultural da UFRGS

Datas: 21/08; 04/09; 23/10; 13/11 e 11/12 de 2023, 19h

Duração de cada evento: 2 horas

Card de Divulgação - Centro Cultural
UFRGS


 

Sinopse:

O Projeto Degustação de Movimentos com o Mimese promove o compartilhamento do trabalho desenvolvido pelo grupo Mímese cia de dança-coisa, para pessoas da comunidade. Na a edição de 2023, a cada encontro será apresentado um trecho do repertório do grupo. Em seguida, o espaço será aberto para experimentos de exercícios práticos, improvisação e breves exercícios de composição. O foco do trabalho está na relação entre a preparação corporal para a dança e a composição coreográfica. De uma maneira abrangente, acredita-se que esse saber específico, uma vez que seja distribuído, poderá auxiliar na formação de públicos para a dança, bem como, na compreensão de que a arte é um campo de trabalho, o qual abrange funções e objetivos diversos.

Sobre o grupo:

O Mímese cia de dança-coisa é um projeto destinado à pesquisa de movimento, atuação cênica e produção de arte. Visa proporcionar espaço e tempo para a reflexão e a construção de movimentos, os quais são trabalhados em aulas de dança e se desdobram em composições coreográficas, performances e espetáculos, para compartilhamento com públicos diversos. Fundado em 2002 pela bailarina e professora Luciana Paludo, há 7 anos é desenvolvido como um Projeto de Extensão, vinculado ao Curso de Dança da Ufrgs. Desde 2018, em diversas ocasiões, contou com o apoio do Departamento de Difusão Cultural Ufrgs e, em 2019, também, do Centro Cultural Ufrgs.

Até o presente momento, o Degustação de Movimentos com o Mímese já foi ofertado em três ocasiões (21/08, 04/09 e 23/10/2023); até o final deste ano, ainda ocorrerão dois eventos (13/11 e 11/12). No Degustação, o público participa da aula com o Mimese e pode conferir trechos do repertório do grupo e experimentar alguns movimentos para compreender, no fazer-corpo, a poética do grupo.

---

Do repertório a ser apresentado: Trechos dos espetáculos: Ensaio sobre o tempo (2017); Luciana Paludo convida (2016-atual); Nós, outras (2023).

 

Na parte dos experimentos práticos, serão trabalhados os seguintes princípios: Respiração; cuidado com as articulações, antes de movê-las; possibilidades de tornar o movimento dançado e coreografado. O vocabulário de movimentos parte da investigação do grupo, dirigido pela professora Luciana Paludo. A metodologia desse trabalho é discutida e sistematizada através de um projeto de pesquisa [Pesquisa de Linguagem Autoral em Dança], desde 2016.

 

Dos momentos de conversas: Aspectos da composição coreográfica em dança, das poéticas dos movimentos e questões concernentes à estética da dança.

Como participar: É só chegar! Para isso, fique atento à divulgação do Centro Cultural Ufrgs, Difusão Cultural Ufrgs e na página do facebook do Mimese Cia de dança-coisa: https://www.facebook.com/Mimese-Cia-de-Dan%C3%A7a-Coisa-1843225969275862/

Centro Cultural Ufrgs: www.centrocultural.ufrgs.br

fb.com/centroculturalufrgs/  - @centroculturalufrgs

________________________

Degustação de movimentos com o Mímese

De agosto a dezembro de 2023

Uma segunda-feira ao mês, entre 19h e 21h, na Sala Pitangueira.

As atividades são conduzidas pela coordenadora do projeto, junto a integrantes do grupo e artistas convidados.

 

Programe-se:

Agosto: 21/08

Setembro: 04/09

Outubro: 23/10

Novembro: 13/11

Dezembro: 11/12 – Degustação Final

Direção e coordenação: Luciana Paludo

Link para Programação do Centro Cultural da UFRGS: https://www.ufrgs.br/difusaocultural/degustacao-de-movimentos-com-o-mimese-cia-de-danca-coisa/

 

Links para imagens e vídeos do Degustação de Movimentos com o Mimese: https://www.instagram.com/p/CwQD_vmAXhi/

https://www.instagram.com/p/CwVP5m7Ayq0/

https://www.instagram.com/p/CwYBxjIOJo1/?img_index=1

https://www.instagram.com/p/CwabP6ups3T/

https://www.instagram.com/p/CwvodbduTqn/

https://www.instagram.com/p/Cw-UWECuXSs/

https://www.instagram.com/p/Cylanc7O-hK/

https://www.instagram.com/p/CzMrdqbuHcs/?img_index=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário