quarta-feira, 1 de maio de 2019

Espetáculo Ensaio sobre o tempo

Ensaio sobre o tempo é um espetáculo sobre histórias de movimento compartilhadas. Desenvolve sua estética a partir de perguntas a respeito do corpo e do tempo no corpo.

O que chamamos de técnica é o tempo que fica em virtualidade em um corpo: tempo despendido para sua preparação, para a formação da obra em dança; tempo de ter ou de imaginar uma certa intencionalidade, a qual estará implicada em sua poética.
A dança não se fixa no tempo; precisa ser instaurada – sempre e uma vez mais – para que possa existir e se colocar em relação com o outro.
Nisso tudo reside um grande material de inspiração para o grupo Mimese. Assim, as discussões a respeito do tempo tornam possível a produção de material para a criação desse espetáculo.

Concebido e dirigido pela bailarina e professora do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS, Luciana Paludo, o Mimese cia de dança-coisa funciona como um Projeto de Extensão, vinculado ao Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS - desde 2016; em 2019 está em sua 4ª edição. Nos seus trabalhos semanais, a discussão sobre o tempo é recorrente, principalmente nas questões que implicam ‘como guardar’, ‘como transmitir’, ‘como não deixar um movimento de dança morrer’. O ato de transmissão seria, então, para além de uma repetição de repertórios (quando isso for o caso), uma subversão do tempo e da própria natureza da dança. Nesse sentido, cada repetição é vista como uma (re)criação.
É isso, por fim, que está em jogo no espetáculo Ensaio sobre o tempo.

Luciana Paludo.

Fotos de Claudio Etges para o espetáculo "Ensaio sobre o tempo":














Links para trechos do espetáculo:

Versão de 2016, realizado na Casa Cultural Tony Petzhold em Porto Alegre.
https://www.youtube.com/watch?v=QYN1P6dgDpM 

Teaser da versão de 2017, realizado na Semana Cultural do Centro Cultural Santa Casa, Porto Alegre.
https://www.youtube.com/watch?v=qtZYwslBnZI





Nenhum comentário:

Postar um comentário